Católica promove inclusão e capacitação com workshops para mães vulneráveis
Os projetos Capacitar para Salvar e Capacitar para Proteger, promovidos pela Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, uniram esforços para realizar dois workshops conjuntos na Escola de Talentos do Apoio à Vida, parceira do VIDA – Voluntariado na Católica.
A ação formativa com o objetivo de promover a educação para a saúde em comunidades vulneráveis, realizada no dia 9 de dezembro, contou com 14 participantes, mulheres entre os 18 e os 40 anos, alunas da Escola de Talentos e recém-mães.
Para António Borges e Filipa Veludo, docentes na Escola de Enfermagem da Católica e coordenadores do Projeto Capacitar para Salvar, esta parceria reflete a missão da Universidade para com a responsabilidade Social.
“As sessões de formação foram dinamizadas entre docentes, estudantes, alumni e formandas, elevando com superação a forma como pessoas que, mesmo se encontrando numa condição social desfavorável, conseguem auto motivar-se na procura dos melhores conhecimentos e práticas que lhes permitam fazer face aos desafios futuros”, partilhou.
Os workshops abordaram dois temas essenciais: o primeiro, no âmbito do Capacitar para Salvar, focou-se no suporte básico de vida, enquanto o segundo, do Capacitar para Proteger, explorou a mecânica corporal e técnicas de mobilização de pessoas com mobilidade reduzida.
Segundo António Borges e Filipa Veludo, “a articulação dos dois projetos fomentou uma visão integrada entre equipas de diferentes projetos Aprendizagem-Serviço, promovendo a coesão e envolvimento num objetivo comum: a formação pessoal e profissional dos estudantes na criação de uma sociedade mais justa e equilibrada.”
Na opinião de Maria Themudo, Coordenadora da Escola de Talentos do Apoio à Vida, esta iniciativa “foi um contributo importante nos Cursos 49 e 50 da Escola de Talentos. Foram reforçados os conteúdos de duas disciplinas, "Cuidado a Idosos e pessoas dependentes" e "Cuidados a bebés e crianças", permitindo às alunas adquirirem mais conhecimentos e competências nestas duas áreas.”
Criada em 2014, a Escola de Talentos do Apoio à Vida prepara mães em fase de autonomia para o mercado de trabalho, oferecendo formação prática em serviços domésticos e apoio à família. A realização dos workshops não só capacitou as participantes com conhecimentos técnicos, mas também fortaleceu sua confiança e autonomia.
Para António Borges e Filipa Veludo, esta ação de formação/capacitação reflete o impacto das parcerias da Universidade Católica com instituições como o Apoio à Vida, promovendo a criação de comunidades inclusivas.
“Num ambiente muito favorável e de extrema simplicidade, foi possível assumir um compromisso de responsabilidade social, capacitando esta comunidade para as competências em suporte básico de vida e utilização de princípios da mecânica corporal nas técnicas de mobilização em pessoas com mobilidade reduzida”, concluem.