Católica termina com sucesso o Projeto DIP4Agri

UCP Termina com sucesso o Projeto DIP4Agri e atribui um Prémio à Melhor Solução de Negócio do Programa Deep Tech Innovators

A Universidade Católica Portuguesa termina a primeira fase do projeto DIP4Agri (DIP4Agri.eu) que visa a capacitação em inovação e empreendedorismo de instituições de ensino superior, nos domínios da deep tech na valorização de subprodutos agroalimentares (dip4agri.eu).

No passado dia 18 de dezembro decorreu o evento final onde foram apresentados os resultados mais importantes obtidos durante o projeto DIP4Agri pela Coordenadora, Manuela Pintado. Os oradores convidados Luís Rochartre (Consultor Sénior da Planetiers New Generation), Tiago Duarte (Sócio-Gerente da Simplyeast Portugal), Deolinda Silva (Diretora Executiva da PortugalFoods) e Benedita Chaves (Diretora de I&D e Inovação da Lipor) apresentaram diferentes perspetivas que contribuem para a importância da inovação e da criação de valor a partir de resíduos e subprodutos, como objetivo de promover a mudança urgente para uma maior sustentabilidade ambiental e económica, de diferentes sectores económicos e da sociedade.

 

Melhor solução de negócio Deep Tech Innovators

No final do evento, o projeto DIP4Agri atribuiu um prémio no valor de 5 000 euros à melhor solução de negócio apresentada no dia 18 de dezembro. Esta solução foi desenvolvida pela equipa “CROP Insulation”, do programa Deep Tech Innovators, e procura valorizar os resíduos produzidos durante a poda de oliveiras, de empresas do sector de produção de azeite, promovendo a integração deste resíduo na produção de painéis de isolamento.

 

Empreendedorismo sustentável no sector agroalimentar

Através de projetos como o DIP4Agri, a UCP pretende acelerar a criação de valor na universidade (IES), promovendo a cultura do empreendedorismo e inovação tecnológica na melhoria da circularidade dos sistemas agroalimentares. Este projeto foi promovido pela iniciativa IES do EIT (https://eit-hei.eu/), fundada pela União Europeia. A iniciativa IES do EIT visa apoiar as IES com expertise e coaching, com financiamento e acesso ao ecossistema de inovação EIT e financiamento, o maior da Europa, permitindo-lhes desenvolver planos de ação de inovação que complementem as necessidades de cada IES.

Escola Superior de Biotecnologia
Semana Aberta sobre Biotecnologia acolheu 1500 estudantes do secundário
Laboratórios de investigação da faculdade entusiasmaram para o valor da ciência.
Centro de Biotecnologia e Química Fina
Investigadora da Universidade Católica vence European Prize for Women Innovators 2025, na categoria EIT Women Leadership
Débora Campos, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia e fundadora e CEO da AgroGrIN Tech, é a vencedora do European Prize for Women Innovators 2025, na categoria EIT Women Leadership. Saiba mais.
Católica-Lisbon School of Business & Economics Católica Porto Business School Escola Superior de Biotecnologia
Católica brilha no concurso do Banco de Portugal
As equipas da Universidade Católica Portuguesa brilharam na 1.ª edição do concurso "O Meu Futuro Financeiro", promovido pelo Banco de Portugal e pela CFA Society Portugal.