Célia Manaia: Uma das investigadoras mais citadas do mundo, pelo quinto ano consecutivo

A investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, Célia Manaia é uma das cientistas mais citadas do mundo pelo quinto ano consecutivo.

Este reconhecimento mostra que o trabalho que desenvolvemos tem impacto e relevância na comunidade científica,” refere a investigadora, sublinhando: “A ciência é um esforço coletivo e global, e é muito gratificante perceber que contribuímos para esse diálogo internacional.

Dedicando-se à área da microbiologia, com especial foco no estudo da resistência bacteriana aos antibióticos, Célia Manaia vê esta distinção como “um estímulo para continuar a investigar e a contribuir para avanços que beneficiem a sociedade.”

A investigadora deixa ainda um conselho aos novos investigadores: “Mais importante do que perseguir rankings ou métricas, é trabalhar com paixão, criatividade e honestidade. Encontrem sentido no que fazem e entreguem-se ao processo, independentemente de ser algo simples ou complexo.

A lista “Highly Cited Researchers 2024”, elaborada pela Clarivate Analytics, empresa norte americana especializada em gestão de informação científica, identifica os 6,636 investigadores a nível mundial que demonstraram influência significativa na sua área de investigação ou áreas científicas, o que corresponde a 1% de todos os cientistas no mundo. Em Portugal, Célia Manaia é um dos 18 cientistas portugueses que integram a lista.

A metodologia que determina o "quem é quem" de investigadores influentes baseia-se nos dados e análises realizadas por especialistas em bibliometria e cientistas de dados no Institute for Scientific Information™ da Clarivate.

 

Escola Superior de Biotecnologia
Semana Aberta sobre Biotecnologia acolheu 1500 estudantes do secundário
Laboratórios de investigação da faculdade entusiasmaram para o valor da ciência.
Católica-Lisbon School of Business & Economics Católica Porto Business School Escola Superior de Biotecnologia
Católica brilha no concurso do Banco de Portugal
As equipas da Universidade Católica Portuguesa brilharam na 1.ª edição do concurso "O Meu Futuro Financeiro", promovido pelo Banco de Portugal e pela CFA Society Portugal.
Escola Superior de Biotecnologia Centro de Biotecnologia e Química Fina
Investigadora da Universidade Católica entre as finalistas do European Prize for Women Innovators
Débora Campos, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia e fundadora e CEO da AgroGrIN Tech, é finalista do European Prize for Women Innovators 2025, na categoria EIT Women Leadership.