CLIL cria Comunidades de Aprendizagem e Prática para docentes da UCP
É docente da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e gostaria de explorar práticas pedagógicas inovadoras e testar novas metodologias e estratégias de aprendizagem ativa para implementar em sala de aula? Poderá fazê-lo, ao integrar as Comunidades de Aprendizagem e Prática (CAP), organizadas pelo CLIL | Católica Learning Innovation Lab, o Laboratório de Inovação Pedagógica da UCP. A atividade irá decorrer entre 22 de março e 30 junho de 2023, em formato online, e as inscrições estão abertas até ao dia 17 de março. O evento de lançamento das Comunidades acontecerá no dia 22 de março, às 17h30, em formato online.
As Comunidades de Aprendizagem e Prática (CAP) pretendem proporcionar aos docentes da UCP a oportunidade de integrarem um grupo ou comunidade online, que irá explorar novas metodologias e estratégias pedagógicas nas seguintes áreas: Capacitação pedagógica transversal, Aprendizagem através do digital, Aprendizagem por Pares, Aprendizagem-Serviço e Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos.
Estas atividades irão decorrer ao longo de cerca de três meses, entre 22 de março e 30 de junho de 2023, e contarão com o apoio de uma equipa de dinamizadores.
Os docentes interessados em participar na iniciativa devem selecionar uma das cinco Comunidades propostas, de acordo com os seus interesses pedagógicos e necessidades percebidas de desenvolvimento profissional. Em conjunto, participantes e dinamizadores definirão a periodicidade, o formato, a agenda e a dinâmica de trabalho de cada Comunidade.
Possibilidade de troca de experiências e de criação de parcerias interdisciplinares
São muitas as vantagens de participar nas CAP: troca de experiências entre docentes, criação de parcerias interdisciplinares, aprofundamento de uma área pedagógica de interesse, e desenvolvimento de vários produtos pedagógicos. Entre estes produtos incluem-se, por exemplo, repensar o conteúdo da Ficha da Unidade Curricular (UC) de uma UC, conceber e testar atividades em sala de aula, e refletir sobre as práticas pedagógicas em curso.
“Ao integrarem uma comunidade, os docentes da Universidade Católica conhecerão outros pares que partilham os seus interesses pedagógicos, que enfrentam os mesmos desafios e que também procuram soluções. Adicionalmente, poderão, de forma prática, produzir materiais de grande utilidade para as suas aulas”, explica Diana Soares, coordenadora do CLIL e docente na Faculdade de Educação e Psicologia da UCP.
“Acreditamos que esta é uma oportunidade de forte crescimento profissional que contribuirá, em última instância, para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na UCP”, acrescenta Isabel Vasconcelos, Vice-Reitora da UCP.
Para potenciar uma maior troca de experiências entre os vários participantes, cada CAP estará limitada a 10 docentes. Os professores interessados em participar na iniciativa, deverão preencher este formulário, até ao dia 17 de março. A seleção dos participantes será realizada por ordem de inscrição.
Evento de lançamento acontece no dia 22 de março
As Comunidades de Aprendizagem e Prática iniciam no dia 22 de março, pelas 17h30, com um evento online, que durará cerca de duas horas. A primeira parte do evento é aberta a toda a comunidade académica e contará com a presença de Isabel Vasconcelos, Vice-Reitora da UCP, e com a intervenção de Karen Matthewman (University College, London) que falará sobre o conceito, as vantagens e os desafios inerentes às Comunidades de Aprendizagem e Prática. A segunda parte é reservada aos docentes inscritos nas CAP.
Para conhecer mais detalhes acerca da sessão de lançamento das Comunidades e aceder a informação adicional sobre o modo de funcionamento das mesmas, consulte o programa.
As CAP surgem na sequência do 1º Ciclo de Workshops Pedagógicos UCP, que se realizou entre 23 de janeiro e 3 de fevereiro de 2023, e que recebeu mais de mil inscrições.
Esta atividade conta com a participação da equipa do Learning Innovation Office da CATÓLICA-LISBON, bem como de outros convidados, e com o apoio da Reitoria da UCP.
Sobre o CLIL
O CLIL foi criado com o objetivo de identificar, experimentar e ensaiar abordagens pedagógicas inovadoras, contando com a colaboração de docentes, investigadores e estudantes da UCP, assim como com o apoio de um conselho de parceiros estratégicos do tecido empresarial e da sociedade civil.
O laboratório recebeu financiamento no âmbito do projeto “Skills 4 PósCOVID - Competências para o futuro no Ensino Superior”, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do PO CH – Programa Operacional Capital Humano, através do FSE – Fundo Social Europeu.