Dia da Mãe: Um Legado de Sucesso na Universidade Católica Portuguesa
Em todos os campi da Universidade Católica Portuguesa, de Lisboa, passando por Porto e Braga até Viseu, encontramos histórias inspiradoras de mães e filhos que partilham não só laços familiares, mas também uma ligação com a nossa instituição.
Começando na capital e sede da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, Ana Colaço e o seu filho, Guilherme Dias Silva, seguiram ambos os mesmos passos na UCP, estudando Comunicação Social e Cultural.
No Campus do Porto da UCP, também o Francisco e a Carolina, seguiram as pisadas da mãe, escolhendo a Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão, e o Mestrado em Direito Fiscal. Já a mãe, Sara Carneiro Pacheco, hoje Coordenadora Executiva do MBA Executivo da Católica Porto Business School (CPBS), é alumna da Licenciatura em Gestão.
Ainda no Centro Regional do Porto, tanto a mãe, Constança Festas, doutorada em Enfermagem pela UCP e atual professora na Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem, como a filha, Constança Barbosa, licenciada e mestre em Gestão pela mesma instituição e atual colaboradora na Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP), honram o legado educativo da Católica.
Neste campus encontramos mais um exemplo inspirador de educação como um elo familiar. Manuela Sousa, licenciada em Direito pela Universidade Católica do Porto, abriu o caminho para sua filha, Margarida Sousa, que agora está a seguir o seu sonho na mesma instituição, mas onde optou por estudar Enfermagem.
Ainda na Invicta também a família Machado demonstra como a educação se torna um vínculo entre gerações Joana César Machado, alumna da primeira edição do Mestrado em Gestão, e atual docente na CPBS, vê hoje o seu filho, Miguel, prestes a concluir a Licenciatura em Gestão.
No Centro Regional de Braga, Ana Filipa Capela, frequenta o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, elegendo a mesma faculdade onde a sua mãe, Ana Maria Capela, estudou na área das Humanidades.
Por fim, no campus de Viseu, Beatriz Miguel Ferreira está a estudar Medicina Dentária, na mesma Universidade onde a mãe Sónia Miguel Ferreira, se formou em Matemática.
Todas essas histórias têm em comum o legado da Universidade Católica Portuguesa, onde diferentes épocas e cursos se unem sob o objetivo comum de felicidade e sucesso, como destaca Ana Filipa: “Épocas diferentes, cursos distintos, mas com objetivos comuns: felicidade e sucesso!”
Neste Dia da Mãe, homenageamos não apenas as mães, mas também todas as pessoas que, com o seu apoio e exemplo, influenciam as próximas gerações de líderes, profissionais e cidadãos comprometidos.