Dia Internacional do Voluntariado: Francisca quer incentivar os jovens a serem solidários com o Ready to Help

A vontade de ajudar os outros faz parte da vida da Francisca desde sempre. Talvez desde criança, ou não fosse ela uma orgulhosa escuteira. Mas foi no secundário, e mais tarde na universidade, que o voluntariado se tornou numa coisa séria.

O projeto Ready to Help, criado pela estudante de 21 anos, da Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica Portuguesa, em Viseu, com a ajuda de professores e colegas, é hoje uma referência no apoio a pessoas em situação de carência, naquela cidade.

Com mais de 100 voluntários, o grupo que em breve se vai instituir como associação juvenil, tem vindo a crescer e a provar, segundo refere a aluna, que “os jovens são solidários e muitas vezes só não se envolvem mais neste tipo de projetos, porque não têm a informação necessária”.

É por isso que, segundo Francisca Neves Almeida, “o grupo aposta tanto na divulgação dos projetos e campanhas nas redes sociais”. E uma coisa é certa, quem visita o Instagram ou o Facebook do Ready to Help, consegue de imediato ficar a par de todas as campanhas, já realizadas e as que estão ainda em curso.

Nesta altura decorre a campanha de Natal, “com a recolha de bens alimentares e não alimentares para entregar a famílias carenciadas”, mas as outras iniciativas “não estão esquecidas”, refere esta voluntária. É o caso do apoio aos idosos, um projeto que “nasceu durante a pandemia, quando se verificou que existiam muitos idosos sozinhos nas suas casas ou sem visitas dos familiares nos lares onde se encontravam”.

Nascia assim a iniciativa “Chamadas Carinhosas”, que “fez companhia a muitos idosos e que continua a fazer, porque os voluntários mantêm o contacto com essas pessoas, apesar de já não haver confinamento”.

Mas não se esgotam aqui as áreas de intervenção deste grupo de voluntários nascido no Centro Regional de Viseu da UCP. “A preocupação com o ambiente é constante e o grupo tem vindo a apostar em iniciativas como as caminhadas ecológicas para recolha de lixo, ou a sensibilização para o uso de máscaras sustentáveis”, acrescenta a estudante.

Prontos a ajudar é o lema deste grupo de voluntários que segundo Francisca Almeida, “não poderia existir sem o apoio da Universidade”.

“A Católica é a âncora do projeto”, refere a voluntária, lembrando “, a ajuda constante dos docentes e funcionários, como é o caso da Andreia Seco da secretaria da Universidade, ou dos professores Nélio Veiga, Maria José Correia, Clotilde Passos e Célia Ribeiro. E claro os colegas”.

“Sem todas estas pessoas extraordinárias, nada do que fazemos seria possível”, acrescenta a presidente do Ready to Help, neste Dia Internacional do Voluntariado, instituído pelas Nações Unidas em dezembro de 1985, com o objetivo de incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.

A Católica
Dedique 1% do seu IRS à Católica e reforce o apoio social concedido pela Universidade
A Universidade Católica Portuguesa é uma das instituições agora elegíveis para a consignação de 1% do IRS, montante que será destinado ao aumento do número de bolsas de apoio social oferecidas à comunidade. Saiba mais aqui.
A Católica
Cáritas e CEPAC reforçam compromisso no acolhimento e integração de migrantes
No Encontro “A Igreja, Lugar de Esperança”, foram consensualizados quatro compromissos, espelhados numa Carta disponível para ser assinada por todos. Saiba mais.
A Católica
Docente da Católica coordena estudo que alerta para a prevalência de situações extremas de exclusão em Portugal
Nuno Alves, docente na Universidade Católica, apresentou o Estudo “Pobreza e Exclusão Social em Portugal”, da Cáritas Portuguesa. Saiba mais e leia o estudo.