Dia Mundial do Professor | A cada um, obrigada
No dia 5 de outubro, data em que se celebra internacionalmente a profissão de professor, a Universidade Católica Portuguesa celebra cada um que torna o caminho dos estudantes, especial.
Há apenas 12 anos a lecionar, Tito Rendas, docente e Diretor Executivo da Católica Global School of Law, acredita que a profissão que escolheu significa "ensinar os alunos a pensar, e não o que pensar."
Já Alberto Castro, docente na Católica há 34 anos, define a profissão que escolheu como "magistério maior. Mestre e maestro. Profissão que se professa. Profeta. Tradição e contradição. Semear, cultivar e recolher.”
A representar o Centro Regional de Braga, Filomena Ponte, docente há quase 5 décadas, afirma "Para mim ser professora significa promover o sucesso dos alunos e fomentar a mudança e o desenvolvimento pessoal e social na formação ao longo da vida.
Tiago Marques, docente há 17 anos no Campus de Viseu da UCP, vê com a mesma dedicação esta carreira."Ser professor significa garantir o futuro do ensino médico, é o pilar que sustenta o progresso na saúde, e sobre ele recai a missão de moldar aqueles que estarão na linha de frente do cuidado humano sendo fundamental não apenas transmitir conhecimento técnico, mas também incutir valores como ética, compaixão e resiliência.”
Regressando à Sede, em Lisboa, Filipa Ribeiro, docente na Faculdade de Ciências da Saúde Enfermagem, partilha o testemunho de quem leciona há 30 anos. "Para mim, ser professor significa acompanhar outros na construção da sua visão do mundo."
De diferentes áreas e cidades, têm em comum a dedicação ímpar que distingue a Católica. A cada um, obrigada.