Empresas e Academia debatem escolhas alimentares saudáveis e sustentáveis

A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa, organizou um debate sobre escolhas alimentares saudáveis e sustentáveis. Este encontro, que aconteceu no âmbito do  Innovation Day, juntou estudantes, investigadores e representantes de empresas, que participaram ativamente na partilha de conhecimento sobre o presente e futuro deste tema.

“Anualmente juntamos representantes de empresas, investigadores e estudantes para refletirem sobre um tema de futuro que ajude a uma maior e melhor articulação entre todos,” referiu Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto. “Este ano demos visibilidade às escolhas alimentares – saudáveis e sustentáveis -, uma dicotomia que convive e que precisa do contributo de todos para responder, inclusive, ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 – Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável,” acrescentou Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina.

O Innovation Day 2023 contou com diversos painéis de debate, nomeadamente o “Cérebro humano e saúde planetária”, com a presença de Dalile Boushra, investigadora do Research Centre for Gastrointestinal Disorders (TARGID) na KU Leuven, Bélgica, “O Financiamento da Pesquisa e Inovação de Produtos Sustentáveis e Saudáveis” com João Cortez, Funding Advisor do CBQF-ESB, Universidade Católica Portuguesa e, também, o painel “Escolhas Alimentares Sustentáveis e Saudáveis – desafios desde a produção agrícola até as barreiras de consumo, desenvolvimento de produtos e validação clínica”, que contou com as docentes e investigadoras Marta Vasconcelos, Elisabete Pinto, Ana Gomes e Marta Correia da ESB. Houve ainda espaço para uma mesa-redonda: “Desafios e Oportunidades para Escolhas Alimentares Sustentáveis e Saudáveis” com representantes das empresas Germen Moagem de Cereais, S.A, Primor – Charcutaria Prima, SA, SONAE MC, Decorgel – Produtos Alimentares, SA e da Eurest, para a intervenção de Mª Cruz Arcas, Diretora Científica da AMC Natural Drinks (Espanha) sobre “Inovação em Saúde, Nutrição e Sustentabilidade através da Valorização de Subprodutos” e de Conceição Hogg, docente da ESB, sobre os desafios da participação da Escola Superior de Biotecnologia no ECOTROPHELIA, concurso que promove a inovação e o empreendedorismo no setor agroalimentar europeu. Após um almoço de networking, o programa do evento ficou completo com visitas guiadas aos Laboratórios do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF).

O Innovation Day, organizado pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa tem como objetivo  promover a transferência de conhecimento entre todas as partes interessadas e destacar a investigação de ponta em diferentes áreas, tem já a sua próxima edição confirmada para o ano de 2024.

Escola Superior de Biotecnologia
Semana Aberta sobre Biotecnologia acolheu 1500 estudantes do secundário
Laboratórios de investigação da faculdade entusiasmaram para o valor da ciência.
Católica-Lisbon School of Business & Economics Católica Porto Business School Escola Superior de Biotecnologia
Católica brilha no concurso do Banco de Portugal
As equipas da Universidade Católica Portuguesa brilharam na 1.ª edição do concurso "O Meu Futuro Financeiro", promovido pelo Banco de Portugal e pela CFA Society Portugal.
Escola Superior de Biotecnologia Centro de Biotecnologia e Química Fina
Investigadora da Universidade Católica entre as finalistas do European Prize for Women Innovators
Débora Campos, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia e fundadora e CEO da AgroGrIN Tech, é finalista do European Prize for Women Innovators 2025, na categoria EIT Women Leadership.