Graduados da CATÓLICA-LISBON destacam experiência “desafiante” da licenciatura

Vera Santos e Ricardo Magro são dois dos estudantes que celebraram recentemente o fim da licenciatura na cerimónia de graduação da Católica Lisbon School of Business and Economics. “Desafiante” e “superação” são as palavras que escolhem para descrever este percurso na Universidade Católica Portuguesa.

Ao longo de três anos, tiveram aulas exclusivamente em inglês, e a oportunidade de passar um semestre numa universidade internacional. Vera escolheu a IE Business School, em Madrid, Espanha, e Ricardo optou pela Mannheim Business School, na Alemanha. Aquilo que levam com mais carinho da Licenciatura Internacional em Business Administration são as amizades, mas também o que aprenderam dentro e fora da sala de aula.

“Para mim, foi das melhores decisões que tomei, sinceramente. Tanto pelas amizades como pelo conhecimento e as bases que adquiri para o futuro e para a continuação dos meus estudos”, partilha Vera sobre a escolha do curso.

Já Ricardo, destaca a constante superação que teve de fazer: aprender a ser estudante universitário, adaptar-se a ter aulas durante a pandemia, e depois a estudar noutro país. “A Católica é uma universidade muito boa, mas não é só a qualidade que dita o nosso sucesso. Isso depende de nós. Nós temos de querer estar presentes e aprender ao máximo”, explica em jeito de conselho aos atuais alunos.

Para Vera, o maior desafio, e um que não esperava, foi “ter aulas à distância durante a pandemia.” Apesar de difícil inicialmente, tudo acabou por correr bem graças aos professores. “São excelentes profissionais, todos pessoas muito alcançáveis e que estavam sempre lá para nós. Não sentia que era apenas mais uma aluna, sabiam quem eu era e preocupavam-se connosco”, explica.

Atualmente a frequentar o Mestrado em Gestão de Marketing na ESADE Business School, em Barcelona, Vera acredita que a facilidade que está a ter num ambiente internacional deve-se à licenciatura na CATÓLICA-LISBON. Destaca as aulas em inglês e o “Learn in Action”, um programa de desenvolvimento profissional focado nas soft skills.

Por sua vez, Ricardo, a trabalhar na Sonae Sierra, evidencia o plano curricular do último ano da licenciatura, que pode ser completamente personalizado: “No terceiro ano, percebi melhor o que quero fazer, pude escolher as cadeiras que iam ao encontro do que eu gosto mais, no meu caso Finanças.”

Os colegas de curso reuniram-se com os restantes graduados na cerimónia do dia 22 de outubro. “Eu sinto que a graduação foi quase como um último reencontro engraçado e nostálgico, mas também um bom fechar de capítulo”, descreve Ricardo, ao explicar que muitos dos colegas já estão a estudar fora do país, onde planeiam continuar as suas carreiras profissionais.

“Para mim, foi o culminar destes três anos, ali todos juntos a celebrar o mesmo, e pensar em todas as experiências e obstáculos que ultrapassámos juntos na faculdade, onde fizemos tudo, as amizades, passámos as cadeiras difíceis… foi um dia memorável”, conclui Vera.

Católica-Lisbon School of Business & Economics Católica Porto Business School Escola Superior de Biotecnologia
Católica brilha no concurso do Banco de Portugal
As equipas da Universidade Católica Portuguesa brilharam na 1.ª edição do concurso "O Meu Futuro Financeiro", promovido pelo Banco de Portugal e pela CFA Society Portugal.
Católica-Lisbon School of Business & Economics
CATÓLICA-LISBON ganha dois lugares no pódio do Prémio Estudo de Casos FAE/CGD 2024
Este prémio distingue anualmente os melhores estudos de caso de gestão de empresas portuguesas ou estrangeiras presentes em Portugal.
Católica-Lisbon School of Business & Economics
O Futuro das Escolas de Negócios em debate na EFMD Deans Conference 2025
Nos dias 13 e 14 de fevereiro, a CATÓLICA-LISBON acolheu a EFMD Deans Conference 2025, que reuniu 400 Dean’s e líderes das mais prestigiadas escolas de negócios do mundo.