Investigadora da Universidade Católica entre as finalistas do European Prize for Women Innovators

Débora Campos, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia e fundadora e CEO da AgroGrIN Tech, é finalista do European Prize for Women Innovators 2025, na categoria EIT Women Leadership. O reconhecimento destaca a sua contribuição inovadora no desenvolvimento de um processo ecológico que transforma resíduos industriais de fruta em ingredientes funcionais para a alimentação.

“É com uma enorme gratidão e orgulho que vejo o meu nome entre as finalistas. Esta nomeação é mais do que um reconhecimento pessoal; é, acima de tudo, um reflexo do trabalho de uma equipa incrível, de uma visão coletiva e da perseverança em transformar ideias em soluções concretas que possam realmente fazer a diferença na sociedade,” refere Débora Campos, acrescentando “e ao ser reconhecida nesta categoria, sinto que o meu trabalho pode inspirar outras mulheres a acreditarem que a inovação também é delas, que podem ocupar esse espaço de protagonismo e de mudança.”

“Este prémio não é apenas uma conquista individual, é uma celebração de todas as mulheres que todos os dias, com coragem e determinação, desafiam barreiras e transformam o futuro. E, como sempre, sigo o meu caminho com o compromisso de continuar a fazer da inovação uma ferramenta poderosa para criar um mundo mais justo, mais acessível e mais humano para todos,” conclui.

A AgroGrIN Tech desenvolveu uma tecnologia inovadora que permite reaproveitar os desperdícios da indústria frutícola, convertendo-os em ingredientes com elevado valor nutricional e funcional. Esta abordagem não só reduz o impacto ambiental da indústria agroalimentar, como também promove um modelo económico mais sustentável, alinhado com as metas europeias de transição ecológica.

O European Prize for Women Innovators é promovido pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) e pelo Conselho Europeu de Inovação (EIC), com o objetivo de celebrar e incentivar o papel das mulheres na liderança da inovação tecnológica e científica. A nomeação atribuída a Débora Campos sublinha o impacto do seu trabalho na sustentabilidade e na economia circular, contribuindo para soluções sustentáveis na indústria alimentar.

A competição encontra-se agora na fase final e as vencedoras às três categorias a concurso (EIT Women Leadership, Rising Innovators e Women Innovators) serão anunciadas no EIC Summit que decorre a 3 de abril de 2025.

Escola Superior de Biotecnologia
Semana Aberta sobre Biotecnologia acolheu 1500 estudantes do secundário
Laboratórios de investigação da faculdade entusiasmaram para o valor da ciência.
Centro de Biotecnologia e Química Fina
Investigadora da Universidade Católica vence European Prize for Women Innovators 2025, na categoria EIT Women Leadership
Débora Campos, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia e fundadora e CEO da AgroGrIN Tech, é a vencedora do European Prize for Women Innovators 2025, na categoria EIT Women Leadership. Saiba mais.
Católica-Lisbon School of Business & Economics Católica Porto Business School Escola Superior de Biotecnologia
Católica brilha no concurso do Banco de Portugal
As equipas da Universidade Católica Portuguesa brilharam na 1.ª edição do concurso "O Meu Futuro Financeiro", promovido pelo Banco de Portugal e pela CFA Society Portugal.