Metodologia inovadora do SalivaTec utilizada no rastreio da COVID-19 no Município de Viseu

Decorrente da parceria entre o Município de Viseu e da Universidade Católica Portuguesa, realizou-se hoje, 5 de fevereiro, a primeira recolha de amostras a colaboradores do Município, com base na metodologia desenvolvida pelo laboratório de investigação SalivaTec. Esta foi a primeira vez em Portugal em que foi aplicada esta metodologia.

A metodologia desenvolvida pelo SalivaTec visa o diagnóstico da COVID-19 através de amostras de saliva, tratando-se de um método não invasivo, com a avaliação do Sars-CoV2 em grupos de amostras. Este é também um método mais sensível no diagnóstico do vírus face aos testes rápidos de antigénios. A metodologia do SalivaTec possibilita ainda uma redução dos custos associados ao rastreio e uma redução no impacto ambiental.

Marlene Barros Diretora do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) e responsável científica pelo Laboratório SalivaTec, afirma que a COVID19 acabou por funcionar como um acelerador da investigação e sua rápida transferência, resultando em soluções que ajudam a combater esta pandemia e com toda a certeza melhor nos preparam para fazer face a outras.

Para a ação de recolha de amostras que decorreu hoje, em Viseu, foram selecionados 100 colaboradores de áreas com maior exposição e risco pelo Município.

A Católica
Dedique 1% do seu IRS à Católica e reforce o apoio social concedido pela Universidade
A Universidade Católica Portuguesa é uma das instituições agora elegíveis para a consignação de 1% do IRS, montante que será destinado ao aumento do número de bolsas de apoio social oferecidas à comunidade. Saiba mais aqui.
A Católica
Cáritas e CEPAC reforçam compromisso no acolhimento e integração de migrantes
No Encontro “A Igreja, Lugar de Esperança”, foram consensualizados quatro compromissos, espelhados numa Carta disponível para ser assinada por todos. Saiba mais.
A Católica
Docente da Católica coordena estudo que alerta para a prevalência de situações extremas de exclusão em Portugal
Nuno Alves, docente na Universidade Católica, apresentou o Estudo “Pobreza e Exclusão Social em Portugal”, da Cáritas Portuguesa. Saiba mais e leia o estudo.