No Mercado de Natal Solidário da Católica “o voluntariado vai além do que se faz no local”
“Nunca é demais sublinhar a importância de uma ação que seja livre e responsável como é a do voluntário”. Estas foram as palavras do Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa, José Manuel Pereira de Almeida, no Mercado de Natal Solidário. Realizado na Sede da UCP, este evento também assinalou o Dia Internacional do Voluntariado, celebrado a 5 de dezembro.
O Mercado de Natal agregou 17 instituições que apoiam várias causas, desde pessoas em situação de vulnerabilidade social, a animais, ao ambiente, entre outras, para uma venda de presentes de Natal solidária.
Este mercado “é uma plataforma de angariação de fundos para as instituições parceiras do Projeto VIDA – Voluntariado na Católica”, explicou Sofia Mendonça, uma das responsáveis pela iniciativa. “A Universidade Católica Portuguesa está comprometida com o voluntariado”, acrescentou, referindo: “temos neste momento 375 estudantes inscritos neste primeiro ano de lançamento do Projeto VIDA, dos quais cerca de 60 estão já integrados em instituições de solidariedade social”.
Uma delas é a Associação Santa Teresa de Jesus – Dignidade e Desenvolvimento, que apoia pessoas nos bairros sociais da Quinta das Fonsecas e Calçada e Bairro do Rego. “É uma alegria muito grande estarmos a iniciar uma parceria com a Católica, que nos está a oferecer voluntários para trabalharmos com crianças de bairros sociais”, referiu Júlia Barroso, representante da associação. “Participar no mercado de Natal foi uma oportunidade para falarmos da nossa associação e dos vários projetos”, acrescentou.
Sobre a importância da iniciativa, Joana Almeida, estudante da CATÓLICA-LISBON e voluntária do Projeto VIDA, referiu: “O voluntariado vai além do que se faz no local, também tem a ver com a angariação de fundos e a divulgação. Se não estivéssemos aqui, muitas pessoas não saberiam que estas instituições precisam de ajuda.”
Esta foi “a primeira de muitas edições do Mercado de Natal Solidário”, garantiu Sofia Mendonça. Um evento organizado “na esperança de um mundo mais justo e mais fraterno”, como referiu o Vice-Reitor José Manuel Pereira de Almeida.