ODS na UCP: Inscrições abertas para os cursos sobre os Grandes Desafios da Humanidade

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) alarga a sua Iniciativa Estratégica "Cadeiras ODS" com a abertura de inscrições para duas novas unidades curriculares, reforçando o compromisso com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As aulas, em formato online, decorrem entre fevereiro e maio, permitindo a participação de estudantes de todos os campi da UCP. 

Lançada em 2022, a unidade curricular “ODS: Os Grandes Desafios da Humanidade” tem como objetivo promover uma consciência coletiva sobre os desafios globais abordados pelos ODS.

Esta iniciativa reforça o compromisso da UCP com uma educação alinhada com a sustentabilidade, os compromissos de Impacto Académico das Nações Unidas e os Princípios para a Educação em Gestão Responsável.

Integrando cursos especializados dedicados a diferentes ODS nos planos curriculares dos estudantes de licenciatura, a unidade curricular oferece uma abordagem multidisciplinar sobre os desafios e as oportunidades do desenvolvimento sustentável.

Os cursos são co-criados por diversas faculdades da UCP e contam com a participação de um grupo diversificado de académicos, que trazem perspetivas complementares para uma experiência de aprendizagem inovadora.

As aulas decorrem em formato online, duas vezes por semana, permitindo a participação de estudantes de todos os campi da UCP – Lisboa, Porto, Braga e Viseu.

Neste semestre, estão disponíveis duas formações: "Os Grandes Desafios da Humanidade: ODS 14 – Proteger a Vida Marinha", lecionada em inglês, entre 17 de fevereiro e 13 de maio e "Os Grandes Desafios da Humanidade: ODS 4 – Educação de Qualidade", lecionada em português, entre 26 de fevereiro e 3 de abril.

Os estudantes da UCP interessados em inscrever-se podem contactar o respetivo Gabinete dos Alunos (Student's Office).

 

A Católica
Dedique 1% do seu IRS à Católica e reforce o apoio social concedido pela Universidade
A Universidade Católica Portuguesa é uma das instituições agora elegíveis para a consignação de 1% do IRS, montante que será destinado ao aumento do número de bolsas de apoio social oferecidas à comunidade. Saiba mais aqui.
A Católica
Cáritas e CEPAC reforçam compromisso no acolhimento e integração de migrantes
No Encontro “A Igreja, Lugar de Esperança”, foram consensualizados quatro compromissos, espelhados numa Carta disponível para ser assinada por todos. Saiba mais.
A Católica
Docente da Católica coordena estudo que alerta para a prevalência de situações extremas de exclusão em Portugal
Nuno Alves, docente na Universidade Católica, apresentou o Estudo “Pobreza e Exclusão Social em Portugal”, da Cáritas Portuguesa. Saiba mais e leia o estudo.