'Once in a lifetime opportunity': a experiência internacional de David na Licenciatura em Business Administration

Once in a lifetime opportunity”. É assim que David Almeida descreve a experiência internacional que está a ter nos Estados Unidos da América. Uma oportunidade trazida com a licenciatura internacional em Business Administration que frequenta na Católica Lisbon School of Business & Economics (CLSBE) da Universidade Católica Portuguesa.

David tem 20 anos e apesar de dizer que esta “é a melhor experiência até hoje”, confessa que “nem tudo tem sido um mar de rosas”. Viver sozinho “literalmente no outro lado do mundo, traz algumas dificuldades”. Uma delas é “a distância dos pais, dos amigos, da namorada. Não é fácil não os ter por perto quando surge algum problema”.

“As plataformas online ajudam a manter contacto, mas nada como estar fisicamente com as pessoas”, acrescenta.

Mas o problema não é só a distância. A comida, garante o estudante, “tem sido uma grande dificuldade, porque estava habituado à cozinha portuguesa, que é das melhores do mundo e na América é só fast food”.

“Se quero comer bem, tenho de cozinhar e não estava habituado a isso. Tenho também de limpar a casa, lavar a roupa. Tudo o que não fazia em casa. Mas se tivermos vontade de que as coisas corram bem e a motivação para que isso aconteça, é um pequeno obstáculo na grande oportunidade que é o intercâmbio”, refere.

Quando terminou o 12.º ano, David Almeida,” já sabia que queria tirar Gestão na Católica”. Quanto à escolha de uma licenciatura internacional, refere: “este formato de curso é o melhor, pois sempre quis viajar pelo mundo e fazer uma carreira internacional, eventualmente trabalhar para uma multinacional ou possuir uma empresa própria.”

A experiência ainda vai a meio, mas o aluno refere que “tem valido muito a pena”. E explica porquê: “pelas pessoas incríveis de todo o mundo que conheci, o que me expandiu significativamente os horizontes, as aulas, workshops que frequentei, os eventos e a participação em clubes com os melhores dos melhores”.

Outro aspeto “muito positivo desta experiência”, sublinha, é o facto de “estar a ter contacto com empresas norte-americanas. Elas fazem apresentações e eventos na faculdade e estabelecem ligações com os alunos, para termos contacto com o mundo empresarial”.

Trabalhar nos EUA, não é, no entanto, o desejo de David Almeida. O jovem estudante que sempre sonhou “viajar pelo mundo e ter uma carreira internacional” quer voltar para Portugal, quando acabar o ano.

O regresso é uma certeza, sabendo que “não poderia estar melhor preparado”, até porque salienta, “o curso é único no país. Nenhum outro oferece a possibilidade de uma licenciatura tão internacional como esta em Portugal, com tão vasta oferta de programas e parcerias, bem como a particularidade de ser lecionado desde o primeiro ano em inglês”.

“Acredito que para o tipo de carreira que tenciono fazer, não poderia estar numa melhor posição. Estou bastante mais bem preparado para entrar no mercado de trabalho e estabelecer ligações com entidades estrangeiras. Tudo o que aprendi e vivi certamente levo para o resto da vida”, acrescenta o jovem.

Saiba mais sobre as licenciaturas internacionais da CATÓLICA-LISBON hoje, às 16h00, no Open Day Digital.

Católica-Lisbon School of Business & Economics Católica Porto Business School Escola Superior de Biotecnologia
Católica brilha no concurso do Banco de Portugal
As equipas da Universidade Católica Portuguesa brilharam na 1.ª edição do concurso "O Meu Futuro Financeiro", promovido pelo Banco de Portugal e pela CFA Society Portugal.
Católica-Lisbon School of Business & Economics
CATÓLICA-LISBON ganha dois lugares no pódio do Prémio Estudo de Casos FAE/CGD 2024
Este prémio distingue anualmente os melhores estudos de caso de gestão de empresas portuguesas ou estrangeiras presentes em Portugal.
Católica-Lisbon School of Business & Economics
O Futuro das Escolas de Negócios em debate na EFMD Deans Conference 2025
Nos dias 13 e 14 de fevereiro, a CATÓLICA-LISBON acolheu a EFMD Deans Conference 2025, que reuniu 400 Dean’s e líderes das mais prestigiadas escolas de negócios do mundo.