Outubro Rosa na UCP: Sensibilização para a prevenção do cancro da mama

A Universidade Católica Portuguesa associa-se à iniciativa Outubro Rosa, com o objetivo de sensibilizar a comunidade académica para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama.

Durante o mês de outubro, a UCP organiza várias iniciativas e disponibiliza informação sobre os fatores de risco associados ao cancro da mama e recomendações para a prevenção e o diagnóstico precoce desta doença.

No dia 26 de outubro, a Católica Medical School Students’ Union, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Católica, o ABC Indoor Padel Sintra e o Gabinete de Responsabilidade Social, organiza a 2.ª Edição do Torneio de Padel, cujas receitas reverterão a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Já no dia 30 de outubro, a Faculdade de Medicina, em colaboração com a Católica-Lisbon School of Business & Economics, promove uma iniciativa educativa. Durante este evento, os alunos utilizarão modelos anatómicos para demonstrar técnicas de prevenção do cancro da mama a toda a comunidade académica.

O Centro Regional do Porto associou-se ao habitual Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que acontecerá este ano nos dias 31 de outubro e 1, 2 e 3 de novembro.

No campus de Viseu, os estudantes de 2.º ano da Licenciatura em Gestão, no âmbito da Unidade Curricular de Psicologia Social, em parceria com a Delegação de Viseu da Liga Portuguesa Contra o Cancro, dedicaram a semana de 7 a 11 de outubro à sensibilização e consciencialização sobre esta temática. A iniciativa visou também a angariação de fundos e a mobilização da comunidade académica para a realização de exames de rastreio e para a adoção de um estilo de vida saudável

O movimento Outubro Rosa (Pink October) foi criado nos Estados Unidos da América, nos anos 90, com o objetivo de inspirar mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. A cor rosa foi escolhida como símbolo desta causa, sendo amplamente utilizada para sensibilizar para a importância da prevenção, apoiar a investigação científica e homenagear as mulheres afetadas pela doença.

O cancro da mama continua a ser um grave problema de saúde pública, sendo o tipo de cancro mais prevalente em Portugal e no mundo. Embora a maioria dos casos ocorra em mulheres com mais de 50 anos, 1 em cada 100 casos afeta homens. Fatores como a idade, histórico familiar, alterações genéticas, excesso de peso, tabagismo, consumo de álcool, início precoce da menstruação e menopausa tardia são considerados de risco para o desenvolvimento da doença. O diagnóstico precoce é essencial, uma vez que aumenta a taxa de cura para mais de 90%, melhorando significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Mais informação aqui 

Responsabilidade Social
16 Estudantes da Católica distinguidos com o Prémio Caixa Mais Mundo
No dia 3 de abril, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) distinguiu 16 estudantes da Universidade Católica Portuguesa com o Prémio Caixa Mais Mundo, 7.ª edição (2024/25). Saiba mais sobre as bolsas da CGD que visam reconhecer o mérito e alargar o acesso ao ensino superior.
A Católica
Dedique 1% do seu IRS à Católica e reforce o apoio social concedido pela Universidade
A Universidade Católica Portuguesa é uma das instituições agora elegíveis para a consignação de 1% do IRS, montante que será destinado ao aumento do número de bolsas de apoio social oferecidas à comunidade. Saiba mais aqui.
A Católica
Cáritas e CEPAC reforçam compromisso no acolhimento e integração de migrantes
No Encontro “A Igreja, Lugar de Esperança”, foram consensualizados quatro compromissos, espelhados numa Carta disponível para ser assinada por todos. Saiba mais.