Ser Cuida(i)doso | Projeto da Católica em destaque no V Simpósio Uniservitate

Transforming Higher Education from Within foi o tema central do V Simpósio Uniservitate, que decorreu nos dias 7 e 8 de novembro, na LUMSA, em Roma. O evento reuniu universidades católicas dos cinco continentes para fazer um balanço dos primeiros cinco anos de atividades desta rede e refletir sobre o impacto transformador da Aprendizagem-Serviço nas universidades, nos estudantes e nas comunidades. 

Neste encontro foram distinguidos os projetos vencedores do Uniservitate Award, entre os quais, o projeto Ser Cuida(i)doso, da Universidade Católica Portuguesa, liderado por Catarina Vieira da Silva, docente na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS). Tatiana Ferreira, atualmente a frequentar o mestrado em gerontologia, participou também no simpósio, partilhando a sua aprendizagem com este projeto, vencedor do prémio na região da Europa do Sul. 

No decorrer do evento, o grupo de participantes teve uma audiência privada com o Papa Francisco, que frisou “A educação não é um processo que termina quando saímos da sala de aula ou da biblioteca; continua ao longo da vida.” 

"A educação faz-se com a mente, o coração e as mãos. Temos de aprender a pensar o que sentimos e fazemos, a sentir o que fazemos e pensamos, a fazer o que sentimos e pensamos”, afirmou o Papa, realçando a importância de programas educativos que coloquem os estudantes em contacto direto com as realidades que os rodeiam para que, “partindo da experiência, aprendam a mudar o mundo, não para seu próprio benefício, mas num espírito de serviço”. 

Nesta audiência, na qual esteve também o Cardeal José Tolentino de Mendonça, o Papa Francisco salientou que educar é um desafio que “não é fácil, mas é sem dúvida emocionante! Educar é uma aventura, uma grande aventura”. 

Durante as sessões plenárias, que reuniram cerca de 200 participantes, foram também apresentadas possíveis formas de institucionalização da Aprendizagem-Serviço (ApS) nas instituições de ensino superior católicas e aprofundado o tema da espiritualidade do serviço.  

Ao longo dos dois dias, foram apresentados projetos de investigação que têm contribuído para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para o Pacto Educativo Global, e que são resultado das bolsas de investigação atribuídas às universidades apoiadas, como é o caso da Católica, que apresentou um trabalho dedicado ao impacto que os projetos ApS têm nos estudantes.   

Em representação da Universidade Católica estiveram também presentes neste simpósio Isabel Vasconcelos, Vice-Reitora, Rita Paiva e Pona, Assessora da Reitoria para a Responsabilidade Social, Carmo Themudo, Coordenadora da Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa no Campus do Porto, Luísa Maria Ribeiro, docente na Faculdade de Educação e Psicologia, Paulo Dias, docente na FFCS e Sofia Câmara, Consultora em Aprendizagem-Serviço. 

Responsabilidade Social
16 Estudantes da Católica distinguidos com o Prémio Caixa Mais Mundo
No dia 3 de abril, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) distinguiu 16 estudantes da Universidade Católica Portuguesa com o Prémio Caixa Mais Mundo, 7.ª edição (2024/25). Saiba mais sobre as bolsas da CGD que visam reconhecer o mérito e alargar o acesso ao ensino superior.
Responsabilidade Social Inovação Social Carreiras
Estudantes da Católica criam soluções inovadoras para desafios reais
O Impact Career Lab, realizado nos dias 10 e 13 de fevereiro, juntou estudantes da Universidade Católica Portuguesa e organizações sociais – incluindo a Fundação Galp, EDP e Lisbon Project – para trabalhar em soluções criativas para desafios reais da sociedade. Saiba mais.
A Católica Responsabilidade Social Voluntariado
Campanha de Natal Solidária da Católica mobiliza mais de 300 voluntários
A Universidade Católica Portuguesa realizou a Campanha de Natal Solidária “A Alegria do Dar”, envolvendo 300 voluntários na Sede e nos seus 3 campi em Porto, Braga e Viseu. A iniciativa beneficiou 44 organizações sociais e incluiu ações como recolha de bens, eventos de voluntariado e apoio a famílias carenciadas. Saiba mais.