“The story we tell” | Encontro Católica Corporate Governance 2024 reflete sobre tendências e missão da UCP
A Universidade Católica Portuguesa voltou a reunir-se para o seu encontro anual Católica Corporate Governance. Sob o tema “The story we tell: Católica and the challenges of a transformational identity”, o evento de 2024 realizou-se no Vila Galé Alentejo Vineyards, nos dias 18 e 19 de setembro.
Com o objetivo de refletir sobre projetos e realidades transformadoras e alinhar a estratégia para o futuro, a reunião contou com a intervenção de vários oradores, momentos de team building e workshops.
O encontro iniciou-se com uma intervenção da Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, que deu o mote para a reflexão sobre o ano em curso. Seguiu-se uma apresentação do grupo de trabalho sobre Política de Integridade Académica e Científica sobre “O uso de IA: princípios éticos e orientações”.
A manhã do primeiro dia terminou com as intervenções de dois oradores convidados. O Reitor da Universidade de Lyon, Grégory Woimbée, falou sobre inovação e identidade. Já Soledade Duarte, Diretora-Geral, Invesco Transearch, apresentou o perfil de competências para a próxima década e as novas tendências de mercado.
Da parte da tarde, a atividade de team building dividiu os participantes em equipas que realizaram diversas provas dentro da herdade. Num ambiente de descontração e de boa disposição, as provas desafiaram a criatividade, a cooperação e a destreza física de todos os elementos. O dia terminou com uma prova de vinhos e um jantar que contou com a intervenção de Vasco de Mello, Presidente do Conselho de Administração do Grupo José de Mello. “O que espera a Sociedade de uma Universidade Católica”. Os participantes ainda tiveram a possibilidade de ouvir o Cante Alentejano, património imaterial da humanidade, pelo “Grupo Coral Feminino de Santa Vitória”
O segundo dia iniciou-se com uma conversa para a estruturação de insights para o plano de desenvolvimento estratégico do próximo quadriénio. Seguiu-se um workshop sobre diversidade e preconceito implícito, tendo o dia terminado com apresentações sobre Branding and Reputation.