A tecnologia na educação: Transformar a aprendizagem e preparar o futuro
No Dia Internacional da Educação, destaca-se o papel transformador da tecnologia no ensino, uma abordagem essencial para responder às exigências do mundo contemporâneo.
Andreia Magalhães, investigadora no Católica Learning Innovation Lab (CLIL), sublinha que "a tecnologia apresenta-se como um catalisador de inovação pedagógica capaz de transformar a cinética de ensino-aprendizagem num mecanismo que favorece o desenvolvimento de competências técnicas e analíticas, altamente valorizadas no mundo atual".
O CLIL tem sido um pilar na implementação de metodologias ativas com recurso a ferramentas digitais, disponibilizando suporte à comunidade docente da Católica.
"A Universidade Católica Portuguesa já recorre a algumas destas metodologias ativas com recurso à Inteligência Artificial e Internet das Coisas (AIoT), que permitem a abertura da sala de aula ao exterior, para a exploração de situações reais", acrescenta Andreia Magalhães.
A investigadora, que desenvolveu um projeto de doutoramento na Faculdade de Educação e Psicologia (FEP-UCP) focado na utilização da Internet das Coisas na área da Educação, reforça a relevância da inovação pedagógica em todos os níveis de ensino. Segundo Andreia Magalhães, "a FEP-UCP tem contribuído para o desenvolvimento da inovação pedagógica em toda a Universidade Católica".
Com estas iniciativas, a Universidade Católica Portuguesa não prepara apenas os seus estudantes para os desafios do presente e do futuro, mas também se posiciona na vanguarda da transformação educacional, aproveitando o potencial da tecnologia para criar um impacto positivo e duradouro.