Universidade Católica lança Fundo Solidariedade COVID

Universidade Católica Portuguesa cria o Fundo Solidariedade COVID para reforçar o apoio a estudantes da instituição afetados pela crise económica resultante da COVID-19.  

Antecipando os efeitos sobre as famílias da retração da atividade económica e com o objetivo  de prevenir o abandono da instituição por estudantes em dificuldades financeiras, a Católica reforçou o seu serviço de apoio social. O Fundo Solidariedade COVID terá uma dotação inicial de 150.000,00 Euros, e a ele terão acesso os estudantes em situação de fragilidade a frequentar ciclos de estudos na instituição.

A Reitora, Isabel Capeloa Gil, destaca que ‘perante uma situação sem precedentes, a missão da universidade, além de contribuir com conhecimento e soluções científicas para o combate à pandemia, é a de assegurar a formação de qualidade aos seus estudantes, para que o país possa ter um futuro pós-COVID. As soluções técnicas que fornecemos para o ensino remoto, 24 horas após a suspensão das aulas presenciais, são apenas um lado da equação. Igualmente importante é assegurar o equilíbrio da comunidade de estudantes e dar, na medida das nossas possibilidades, o apoio financeiro necessário para que possam atingir os seus objetivos académicos.´ Em 2019, o apoio da Católica a estudantes abarcou 2250 alunos.

Para aceder a este fundo, os estudantes deverão seguir o processo que já estava previsto, ou seja, expor através de requerimento submetido no ESCA a sua situação. Os Gabinetes de Responsabilidade Social analisarão individualmente todos os pedidos devidamente comprovados e darão uma resposta.

A Católica
Dedique 1% do seu IRS à Católica e reforce o apoio social concedido pela Universidade
A Universidade Católica Portuguesa é uma das instituições agora elegíveis para a consignação de 1% do IRS, montante que será destinado ao aumento do número de bolsas de apoio social oferecidas à comunidade. Saiba mais aqui.
A Católica
Cáritas e CEPAC reforçam compromisso no acolhimento e integração de migrantes
No Encontro “A Igreja, Lugar de Esperança”, foram consensualizados quatro compromissos, espelhados numa Carta disponível para ser assinada por todos. Saiba mais.
A Católica
Docente da Católica coordena estudo que alerta para a prevalência de situações extremas de exclusão em Portugal
Nuno Alves, docente na Universidade Católica, apresentou o Estudo “Pobreza e Exclusão Social em Portugal”, da Cáritas Portuguesa. Saiba mais e leia o estudo.