Universidade Católica Portuguesa e Universidad Católica Boliviana estreitam laços de cooperação

Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e Pe. José Fuentes Cano, Reitor Nacional da Universidad Católica Boliviana (UCB), assinaram um acordo de cooperação entre as duas Universidades, no dia 8 de fevereiro, em Santa Cruz, Bolívia. 

Com vista a reforçar a cooperação entre as duas universidades, já existente no âmbito da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), o acordo prevê a promoção de atividades e projetos de investigação, publicações académicas, seminários, workshops e cursos de curta duração. O protocolo tem também como objetivo o intercâmbio de estudantes, docentes e investigadores.

Durante a sua visita à universidade parceira, a Reitora da UCP e Presidente da FIUC participou como oradora convidada no Simpósio "Desafíos que la realidad plantea a una Universidad Católica en el Siglo XXI", que marcou a cerimónia de inauguração do novo edifício da universidade boliviana, no campus universitário.

Neste colóquio participaram também Pe. Narciso Velázquez Ferreira, Reitor da Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción-Paraguay, Pe. Andrés Aguirre S.J., Reitor da Universidad Católica de Córdoba, Fernando Felipe Sánchez Campos, Reitor da Universidad Católica de Costa Rica e Vice-Presidente da FIUC e Rodolfo Gallo Cornejo, Reitor da Universidad Católica de Salta e Presidente da Organização de Universidades Católicas da América Latina e das Caraíbas.

Este encontro e o acordo assinado significaram um reforço da cooperação internacional na Rede de Universidades Católicas. Fundada em 1963, a Universidad Católica Boliviana, San Pablo, é a mais antiga universidade não-estatal do país e é membro da FIUC.

Durante a sua visita à Bolívia, a Reitora da UCP visitou ainda as missões de San Javier y Concepción, conhecidas por Chiquitanas.

A Católica
Dedique 1% do seu IRS à Católica e reforce o apoio social concedido pela Universidade
A Universidade Católica Portuguesa é uma das instituições agora elegíveis para a consignação de 1% do IRS, montante que será destinado ao aumento do número de bolsas de apoio social oferecidas à comunidade. Saiba mais aqui.
A Católica
Cáritas e CEPAC reforçam compromisso no acolhimento e integração de migrantes
No Encontro “A Igreja, Lugar de Esperança”, foram consensualizados quatro compromissos, espelhados numa Carta disponível para ser assinada por todos. Saiba mais.
A Católica
Docente da Católica coordena estudo que alerta para a prevalência de situações extremas de exclusão em Portugal
Nuno Alves, docente na Universidade Católica, apresentou o Estudo “Pobreza e Exclusão Social em Portugal”, da Cáritas Portuguesa. Saiba mais e leia o estudo.