Universidade Católica Portuguesa lança iniciativa estratégica inovadora: "Cadeiras ODS"

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas é constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que visam a criação de um modelo global para erradicar a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas. 

Para a consciencialização de todos para estes desafios comuns e globais, a Universidade Católica Portuguesa lançou, no âmbito do seu Plano de Desenvolvimento Estratégico, a Iniciativa Estratégica inovadora designada de “Cadeiras ODS”. Esta iniciativa visa introduzir no curriculum académico dos estudantes de 1.º ciclo, disciplinas dedicadas especificamente ao estudo e compreensão de vários ODS.

Com o arranque marcado para o início do segundo semestre do atual ano letivo (2021/22), a "Cadeira ODS - Os grandes desafios da Humanidade" cobrirá, numa primeira fase experimental, o ODS #13 (Ação Climática), pela sua importância no âmbito de todos os grandes desafios. 

Para o ano letivo de 2022/23 serão programadas mais três cadeiras ODS, que poderão vir a abranger estudantes de outros ciclos de estudos.

Clique aqui para consultar o syllabus da cadeira.

 

A Católica
Dedique 1% do seu IRS à Católica e reforce o apoio social concedido pela Universidade
A Universidade Católica Portuguesa é uma das instituições agora elegíveis para a consignação de 1% do IRS, montante que será destinado ao aumento do número de bolsas de apoio social oferecidas à comunidade. Saiba mais aqui.
A Católica
Cáritas e CEPAC reforçam compromisso no acolhimento e integração de migrantes
No Encontro “A Igreja, Lugar de Esperança”, foram consensualizados quatro compromissos, espelhados numa Carta disponível para ser assinada por todos. Saiba mais.
A Católica
Docente da Católica coordena estudo que alerta para a prevalência de situações extremas de exclusão em Portugal
Nuno Alves, docente na Universidade Católica, apresentou o Estudo “Pobreza e Exclusão Social em Portugal”, da Cáritas Portuguesa. Saiba mais e leia o estudo.