Women Entrepreneurship Award: Verónica Orvalho vence com projeto para humanizar o mundo digital

“Espero que este prémio consiga motivar outras mulheres a acreditarem nas suas capacidades, a seguirem os seus sonhos e a não terem medo de arriscar”. Foram estas as palavras de Verónica Orvalho, CEO da Didimo, vencedora da 5.ª edição do Women Entrepreneurship Award (WEA2022), promovido pelo CTIE (Católica-Lisbon Center for Technological Innovation & Entrepreneurship), na cerimónia realizada a 18 de maio, na Universidade Católica Portuguesa.

A iniciativa do centro de investigação da Católica Lisbon School of Business and Economics teve como propósito reconhecer uma mulher, que seja CEO, fundadora ou cofundadora de uma empresa, ou empresária de qualquer nacionalidade, com um projeto criado em Portugal, que se destaque pela sua atual contribuição para a sociedade e pela sua visão do futuro.

Características que o júri reconheceu no projeto vencedor que, segundo Verónica Orvalho, visa “uma comunicação mais humana no mundo digital, através da criação de uma identidade virtual, com recurso a modelos 3D, que representam cada pessoa, diminuindo, assim, as lacunas com o computador.”

Entregue pela Reitora da Universidade Católica Portuguesa, este prémio é já “uma landmark, com uma liga de vencedoras extraordinárias”, disse Isabel Capeloa Gil, com a certeza de que “as três finalistas deste ano vão continuar este caminho de sucesso”.

Para além do reconhecimento de mulheres empreendedoras que se distingam pelo seu trabalho excecional, este prémio, segundo Céline Abecassis-Moedas, Diretora do CTIE, é “uma forma de encontrar Role Models para as próximas gerações de mulheres empreendedoras.”

“As estatísticas mostram que existem menos mulheres empreendedoras que homens empreendedores. Por isso, enquanto instituição de ensino, julgamos importante apoiar o empreendedorismo feminino”, salientou.

Para além do prémio monetário de 3000€, a vencedora terá acesso a um programa de Executive Education, na Católica Lisbon School of Business & Economics.

O júri foi composto por: Isabel Capeloa Gil (Reitora da UCP), Céline Abecassis-Moedas (Diretora do CTIE), António Murta (Pathena), Cristina Fonseca (Indico Capital), Eduardo Piedade (Sonae IM), Gil Azevedo (Startup Lisboa), Isabel Furtado (TMG Automotive), João Vieira de Almeida (VdA), Lucy Gilson (UNH), Peter T. Paul (College of Business and Economics), Maria Lacerda (Imagegate), e Pedro Norton (Gulbenkian).

Carolina Amorim e Fabiana Clemente foram as outras finalistas da 5.ª edição do Women Entrepreneurship Award, criado em 2019, e que, em edições anteriores, premiou Joana Rafael, Marta Palmeiro, Joana Paiva e Sónia Ferreira.