Notícias de Imprensa

JSTA: Já disponível o novo número

JSTA

Está já disponível o novo número do JSTA, Journal of Science and Technology of the Arts.

Nesta edição, editada por Cristina Sá, André Baltazar e Rui Torres, reúnem-se os seis melhores papers apresentados na 21ª Conferência Internacional Consciousness Reframed, decorrida entre 6 e 8 de Junho de 2019, numa organização do CITAR, em colaboração com o Planetary Collegium. 

Excerto do editorial:

Titled "Sentient States: Bio-mind and Techno-nature", the conference proposed to expand the trans-disciplinary inquiries into art, science, technology, and consciousness that previous Consciousness Reframed Conferences, under the direction of Professor Roy Ascott, had already promoted. Aimed at looking at the nature of artificial thought, participants examined how forms of intelligence can be found in nature. Adopting diverse perspectives, multiple creative practices and theories, they explored the ways in which our planetary consciousness is reframing and reforming. The texts selected for this publication seem to confirm that the intersection of practice and theory constitutes a good opportunity to reframe and reform critical thinking in academia as well.

Esta edição marca ainda o início de um processo de renovação da revista, assumido pela nova equipa editorial no seguimento da celebração, em 2019, de dez anos de existência da mesma. Esta renovação passou e irá passar por uma série de passos: mudança da imagem gráfica - cujo primeiro passo se vê neste número, com um novo logo; a clarificação do nome da revista - oficialmente Journal of Science and Technology of the Arts e sigla JSTA; e a integração no novo portal de Revistas da UCP:  No número de julho, o JSTA apresentará novas secções e a completa revisão gráfica da paginação.

Categorias: Escola das Artes

Quinta, 07/05/2020

Pós-graduação em Curadoria é aposta da Escola das Artes para 2020/2021

PG Curadoria

A pós-graduação em curadoria é uma das novas área de formação na Escola das Artes no ano letivo de 2020/2021, para a qual se estão já a aceitar candidaturas.

Esta nova formação, de orientação teórico-prática, pretende estimular e aprofundar os conhecimentos teóricos e profissionais nas áreas da pesquisa e desenvolvimento de projetos de curadoria de arte, promovendo o desenvolvimento de um discurso crítico e a capacidade prática para preparar, montar e comunicar uma exposição.

Com um ensino marcado por uma forte presença e colaboração de curadores altamente reconhecidos no meio artístico nacional e internacional, bem como de artistas, realizadores e especialistas internacionais nas áreas da arte contemporânea e do cinema (presentes na Escola das Artes no contexto de Exposições, Residências Artísticas, Seminários e Conferências ou Summer School) e uma parceria alargada com a Fundação de Serralves, prepararemos futuros curadores, críticos e pesquisadores de arte que desejem trabalhar em museus, galerias, centros e espaços independentes, meios de comunicação e projectos dedicados à arte contemporânea.

Categorias: Escola das Artes

Sexta, 31/07/2020

Vasco Araújo · Pathosformel

Sexta-feira, outubro 16, 2020 - 17:30 - Sexta-feira, Janeiro 15, 2021 - 19:00

Sala de Exposições | Escola das Artes | UCP | Centro Regional do Porto


Vasco Araújo esteve em residência artística na Escola das Artes durante o ano letivo 2019-20, período durante o qual produziu a exposição/filme Pathosformel.  

Pathosformel é um novo trabalho de Vasco Araújo, sob formato vídeo, e trata-se de uma obra interdisciplinar, tanto na forma quanto no conteúdo, tendo como premissa a desconstrução e reconstrução de códigos comportamentais que refletem sobre a relação do sujeito com o mundo a ele exterior. 

O desempenho do corpo, da voz, a gestualidade, a linguagem e as formas sociais estabelecidas, são repensados através de dispositivos formais e conceptuais associados à ópera, à etiqueta palaciana, à mitologia Greco/Romana, definindo um espaço próprio, estético e discursivo. Amplamente alicerçado na Literatura, na Filosofia, bem como nos Estudos Clássicos, o artista pretende expor, criticamente: o olhar do Outro; a ambiguidade potencial das relações inter-pessoais; a fragilidade dos sistemas tomados por garantidos; a tragédia versus melodrama; a construção de uma ideia de real; as relações entre identidade e sexualidade; a virtude e a moral do dever; a geografia dos afetos e as pulsões do desejo e da paixão.


Curadoria: Nuno Crespo

Sala de Exposições da Escola das Artes

Abertura: 
16 de outubro de 2019 | 17h30

Data Final: 29 de janeiro de 2021 | 19h00

Horário de Abertura: De terça-feira a sexta-feira | 14h00 - 19h00 | Entrada Livre

Mais informações
 

Vasco Araújo · Pathosformel - exposição

Vista da exposição


O acesso à exposição é condicionado às seguintes regras:

  • Utilização obrigatória de máscara
  • Desinfecção das mãos com álcool-gel à entrada (disponível no local)
  • Distanciamento social obrigatório de dois metros entre visitantes
  • Permanência exclusiva de três visitantes na exposição
  • Duração máxima por visita de trinta minutos 

 

Vasco Araújo - Escola das Artes - Perfil

Vasco Araújo (Lisboa, 1975) é um nome consagrado no circuito da arte contemporânea. Vencedor do Prémio EDP Novos Artistas em 2003, expôs individual e coletivamente desde então em locais e eventos conceituados, como Museu de Serralves, Gasworks, Jeu de Paume, Bienal de Veneza ou Palais de Tokyo. O seu trabalho vai da pintura à escultura, da fotografia ao filme, lidando com temas de memória, identidade ou teatralidade em envolventes instalações transmedia. A sua obra está representada em várias colecções, públicas e privadas.

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Pedro Tudela | Partituras & Objectos

Quinta-feira, Fevereiro 25, 2021 - 18:30 - Sexta-feira, Março 26, 2021 - 19:00

Sala de Exposições

Pedro Tudela · Partituras & Objectos · Exposição

Notas biográficas | Inauguração | Visita Virtual Vista 360º | Teaser Ficha Técnica | Folha de SalaApoios

Visitas à galeria em data a anunciar.


Curadoria: João Silvério

Inauguração: 25 FEV · a partir das 18H30 · On-Line
Programa de inauguração:
Transmissão em direto da Aula Aberta com Delfim Sardo
Transmissão de visita virtual e entrevista com o artista e o curador

Durante 2020, Pedro Tudela trabalhou em colaboração com os alunos da Escola das Artes no desenvolvimento de uma instalação sonora. Partindo da sonificação de objetos quotidianos, convertidos em instrumentos que interpretam partituras para composições sonoras, o artista preparou uma instalação imersiva de 16 canais áudio na Sala de Exposições da Escola das Artes.

Dada a corrente situação pandémica, a exposição irá inaugurar On-Line, nesta página e nas redes sociais da Escola das Artes, com uma visita virtual e uma entrevista com o artista e o curador da exposição. Assim que possível, a Sala de Exposições abrirá ao público. 


Folha de Sala Mais informação aqui.

 
Apoio: Câmara Municipal do Porto (Programa de Apoio à Programação Artística CRIATÓRIO)
Agradecimento: Kubikgallery

Inauguração

A inauguração da exposição Pedro Tudela · Partituras & Objectos ficará disponível assim que possível no Facebook e em artes.ucp.pt.

 


Visita Virtual


Vista 360º


Teaser


Pedro Tudela (Viseu, 1962). Com um percurso consolidado de mais de três décadas de trabalho, Pedro Tudela é um artista que mantém uma atividade que cruza disciplinas como a pintura, o desenho, a escultura, a instalação e a fotografia. A sua intervenção na esfera sonora não só o sinaliza como um pioneiro no modo como a trata como elemento não exclusivamente ilustrativo ou adjacente à sua prática escultórica ou de instalação, mas como uma entidade que pode ganhar espessura própria e determinar condições de materialização site-specific.

João Silvério. Mestre em Estudos Curatoriais pela Faculdade Belas-Artes da Universidade de Lisboa.É curador associado da colecção de arte contemporânea da Fundação PLMJ. Curador e tutor no projeto RAMA Residências para Artistas, Maceira, Portugal.Inicia a sua actividade como curador independente em 2003. Cria o projecto independente EMPTY CUBE em Outubro de 2007 que tem apresentado projectos de artistas, designers e arquitectos. (www.emptycube.org) Foi Presidente da Secção Portuguesa da AICA – Associação Internacional de Críticos de Arte, desde Março de 2013 até Dezembro de 2015. Escreve regularmente sobre projectos artísticos em catálogos, publicações e websites entre os quais no www.emptycube.org.


Ficha Técnica

 
 

Curadoria
João Silvério

Coordenação
Diana Roque Ferreira

Direção Técnica
João Pereira
José Vasco Carvalho
José Alberto Gomes

Revisão de textos
José Gabriel Flores

Comunicação
João Pedro Amorim

Design
Joana Machado - Colönia Design Studio

Edições 
Diana Roque Ferreira

Assistentes
Francisco Antão (2º ano do Mestrado em Som e Imagem - Design de Som)
João Duarte (2º ano do Mestrado em Som e Imagem - Design de Som)
Nádia Moura (2º ano do Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes)
Rafael Maia (2º ano do Mestrado em Som e Imagem - Design de Som)

Montagem
Bruno Fernandes
Nuno Fonseca

Serviço Educativo
Margarida Dinis

Apoio à Produção
Maria Silva

Apoio Técnico
Pedro Oliveira
Infraestruturas, UCP - Centro Regional do Porto


 
Este projeto é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projecto Ref.ª UID/00622/2020.
 
Este projeto foi desenvolvido no âmbito do projeto NORTE-01-0145-FEDER-022133, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
 
Apoio
Câmara Municipal do Porto (Programa de Apoio à Programação Artística CRIATÓRIO)
 

 

 

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Warren Neidich · Ruído e a Arte do Cérebro sem Órgãos

Quinta-feira, Abril 22, 2021 - 18:30 - Quinta-feira, Abril 22, 2021 - 20:00

Online

 

Warren Neidich

Aulas abertas 2021 · Arte / Pensamento / Som
Warren Neidich · Ruído e a Arte do Cérebro sem Órgãos
22 ABR · 18H30 · On-Line Lecture

Moderadora · Cristina Sá
 
O ruído é predominante na nossa sociedade pós-industrial. Seja apresentada como a cacofonia da fábrica e da máquina de guerra, o barulho causado pelo movimento anárquico de carros e camiões, o clamor da música grunge emanando de colunas num centro comercial ou a estática do entupimento de redes de informação, o ruído tem má reputação. É habitualmente considerado ofensivo e algo que tem de ser controlado ou mitigado. Contudo, o ruído tem um outro lado mais positivo e emancipatório na medida em que hoje representa formas e meios de constituir novas formas de conhecimento e de formas de compreender organização. Esta conceção contemporânea de ruído cria novas possibilidades para as formas e eventos que caracterizam e acusticamente transformam a banda-sonora que constitui as nossas paisagens culturais – sejam elas reais, imaginárias ou virtuais. Onde no passado o ruído era algo a ser suprimido, hoje é um conceito chave para as noções de emergência, complexidade e não-linearidade. Hoje, o ruído e a incerteza são consideradas a par da contingência como forças motrizes de inovação, criatividade e resistência.
 
Depois de escrever esta nova estrutura conceptual a que chama Neuroestética Ativista, Warren Neidich pretende compreender uma nova possibilidade para o ruído enquanto desarticulador entre as condições materiais de associações culturais disruptivas e redes de atenção que abraçam o ruído, aquilo a que Neidich chama de cérebro extra-craniano, e a arquitetura material do cérebro intra-craniano hospedado no crânio ósseo. Fundamental aqui é o emaranhamento e o espelhamento do cérebro intra-craniano com a plasticidade cultural. Neidich pretende explorar as consequências políticas emancipatórias da cacofonia de indeterminação e a improvisação e a sua lógica cultural para compreender as ligações que existem entre si e a variação e plasticidade do cérebro.
 

BIO

Tendo estudado fotografia, neurociência, medicina e arquitetura, Warren Neidich traz para qualquer plataforma de discussão uma posição interdisciplinar única a que ele chama "trans-pensamento." Atualmente utiliza vídeo e néon para criar polinização cruzada de trabalhos de texto conceptuais que refletem sobre situações na zona de fronteira entre arte, ciência e justiça social. O seu trabalho performativo e escultural “Pizzagate Neon” (2018), uma grande escultura de néon suspenso foi exposta recentemente na Bienal de Veneza de 2019, analisando as relações de Fake News, a economia de atenção em rede, a evolução de hábitos tecno-culturais e a co-evolução da arquitetura do cérebro.
 
O seu projeto conceptual "Drive-By-Art (Public Sculpture in This Moment of Social Distancing)" abriu recentemente na South Fork de Long Island e Los Angeles com críticas elogiosas em meios como The New York Times, Hyperallergic, The Art Newspaper, Time Out e Los Angeles Magazine. Ele é fundador e diretor do SaasFee Summer Institute of Art (2015-), uma pós-graduação de teoria intensiva que atrai estudantes de todo o mundo e que funciona em Los Angeles, New York City e Berlin.
 
Em 1996, ele fundou o www.artbrain.org e o Journal of Neuroaesthetics que está ativo até hoje incluindo um recente número sobre "Arte e Telepatia". Já recebeu os prémios Vilem Flusser Theory Award, Transmediale, AHRB/ACE Arts e Science Research Fellowship, Bristol e a Fulbright Scholarship. Adicionalmente, ele foi tutor nos departamentos de artes visuais, ciência computacional e estudos culturais no Goldsmiths College (2004-2008) onde, em colaboração com o Center for Cultural Studies, criou a primeira conferência em Neuroaesthetics (2005), bem como o Departamento de Neuroaesthetics (2005-2008). Enquanto bolseiro de investigação à distância da TU Delft School of Architecture ele coeditou (com Deborah Hauptmann) Cognitive Architecture: From Biopolitics to Noo-Politics. Desde então, editou três volumes das Psychopathologies of Cognitive Capitalism, publicados pela Archive Books, e Neuromacht, publicada em alemão pela Merve Verlag. O seu Glossary of Cognitive Activism foi publicado na inauguração da sua exposição solo “Rumor to Delusion” na Bienal de Veneza de 2019. Recentemente, foi professor de artes na Weißensee Kunsthochschule em Berlin (2017-2018).
 
No seu percurso tem sido orador visitante nos departamentos de arte em instituições como Brown University, GSD Harvard University, Columbia University, Princeton University, Southern California Institute of Architecture, UCLA, La Sorbonne Paris, University of Oxford e Cambridge University.
 

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Curtas 2021: Alumnus da EA vence prémio de melhor realizador

Prémio alumnus EA no Curtas

Mário Macedo, alumnus da Escola das Artes, venceu o Prémio de Melhor Realizador da Competição Nacional do Festival Curtas Vila do Conde. Numa competição que contava com mais dois alumni da EATerceiro Turno, ganhou o Prémio Kino Sound Studio, que garante ao realizador 2500 € em serviços. 

Terceiro Turno foi também coproduzido por uma produtora fundada por alumni da EA: a Olhar de Ulisses dos realizadores André Guiomar e Luís Costa. O filme foi também produzido pela Vento Forte.

Na mesma competição o Prémio Escola das Artes (fruto da parceria entre a EA e o festival) para o melhor filme foi atribuído a Madrugada, de Leonor Noivo.

 

Os realizadores-produtores da Olhar de Ulisses

 

Cursos nesta área

 
 

Categorias: Escola das Artes

Quinta, 05/08/2021

Escola das Artes com grande participação no Indielisboa

Indielisboa 2021

A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa volta a ter uma grande participação num dos maiores festivais de cinema portugueses. Desta vez, no Indielisboa que decorre de 21 de agosto a 6 de setembro. Os alunos da EA estão presentes nas competições Novíssimos, IndieJúnior e no Fundo de Apoio ao Cinema, onde concorrem também projetos de professores e alumni da EA.

Na competição Novíssimos, dedicada a filmes de escola e primeiros filmes, estão duas produções da EA: Party Tattoos, projeto de conclusão de licenciatura de Teresa Sandeman, e Poente, um filme que Vasco Trabulo Bäuerle realizou no primeiro ano do Mestrado em Cinema, cujo projeto já tinha sido apresentado no Fundo de Apoio ao Cinema do Indie em 2020. Na competição IndieJúnior, dedicada a cinema para jovens e crianças, está o filme Nada se Perdeprojeto de fim de licenciatura de Leonor Faria Henriques.

No Fundo de Apoio ao Cinema 2021, iniciativa complementar de apoio à pós-produção de filmes portugueses do qual a EA volta a ser parceira, será apresentado fora de competição Um Longo Fim-de-Semana, projeto do aluno de segundo ano do Mestrado em Cinema Sérgio Roo. Na competição do Fundo estarão ainda os filmes Aos dezasseis, do professor da EA Carlos Lobo, e Saturno, dos alumni da EA André Guiomar e Luís Costa. Os dois filmes forma produzidos pelas produtoras Olhar de Ulisses e Cimbalino Filmes, ambas fundadas por alumni da EA.

 


PARTY TATTOOS

(Doc., 7:56, PT, 2020)
Realização: Teresa Sandeman

 
(PT) Se os aniversários são celebração, bolo e velas, eles são também um ritual de produção de imagens que arquivamos na expectativa de reencontro na posteridade. Este filme é um pequeno documentário sobre o reencontro com essas imagens. O que elas revelaram, e surpreendentemente, o que elas fizeram pensar.

 


POENTE
EVENTIDE

(FIC, 11', PT, 2021)
Realização: Vasco Trabulo Bäuerle

(PT) Rafa pressente uma despedida eminente, lembrando lugares passados, encontros e conexões fátuas.
 


NADA SE PERDE
NOTHING IS LOST

(Ani., 04:05, PT, 2020)
Realização: Leonor Faria Henriques

 
(PT) Emília tem uma rosa especial que, um dia, murcha. Emília tem de enfrentar essa perda e descobrir como superá-la.
 


Cursos nesta área

 

Categorias: Escola das Artes

Quarta, 11/08/2021

Sessão de Acolhimento aos Novos Estudantes da Escola das Artes 2021/22

Sexta-feira, setembro 17, 2021 - 18:00 - Sexta-feira, setembro 17, 2021 - 19:00

Pátio das Artes | UCP | Centro Regional do Porto

 

Mantendo a tradição de um momento de Acolhimento aos Novos Estudantes no início de cada ano académico, a Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, irá promover uma sessão de boas-vindas aos Novos Estudantes, que decorrerá no dia 17 de setembro de 2021, às 18h00, no Pátio das Artes, integrada no âmbito da Semana de Acolhimento da Escola das Artes (16, 17 e 18 de setembro).

Mais informações aqui.

Categorias: Escola das Artes Eventos

Diretor da Escola das Artes integra júri da representação oficial portuguesa na Bienal de Arte de Veneza 2022

Prof. Doutor Nuno Crespo

Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, integra a comissão de apreciação de candidaturas ao concurso limitado para a escolha do projeto curatorial e expositivo da representação de Portugal na 59.ª Bienal de Arte de Veneza, que terá lugar em 2022. Os curadores convidados a apresentar candidatura são Bruno Leitão, Filipa Oliveira, Paula Nascimento, Sara Antónia Matos e a dupla constituída por João Mourão e Luís Silva.

Segundo a Direção-Geral das Artes: “Os projetos devem relacionar-se com o tema "The Milk of Dreams/Il latte dei sogni", proposto pela comissária-geral da Bienal, Cecilia Alemani, cuja inspiração surgiu do livro com o mesmo nome, "The Milk of Dreams", da artista surrealista Leonora Carrington. Os projetos candidatos deverão ainda ter em conta objetivos como a dinamização da internacionalização das artes e da cultura portuguesa através da cooperação com outros países; a valorização da dimensão educativa e da sensibilização para a cultura através de boas práticas de mediação de públicos; a sustentabilidade ambiental e a implementação de boas práticas ecológicas; o fomento da pesquisa e experimentação artísticas como práticas inovadoras do desenvolvimento e do conhecimento; a promoção da acessibilidade física, social e intelectual de todos os profissionais envolvidos nos projetos artísticos e dos respetivos públicos.”

Além de Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes, a comissão de apreciação dos candidatos é constituída por Sofia Isidoro, da Direcção-Geral das Artes (DGArtes), que coordena, por Ana Cristina Cachola, professora convidada na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, e a especialista Giulia Lamoni, como membros efectivos, e por Catarina Rosendo e Constanza Ronchetti, como suplentes.

A Representação Oficial Portuguesa na 59.ª Exposição Internacional de Arte - La Biennale di Venezia 2022 decorrerá entre 23 de abril e 27 de novembro de 2022. Em 2022, Portugal passará a ocupar em Veneza o Palazzo Franchetti, com uma superfície expositiva de 500 metros quadrados. As candidaturas terminam a 24 de setembro.

Categorias: Escola das Artes

Quarta, 01/09/2021