Fundo Alexandre Fradique Morujão

O Fundo Alexandre Fradique Morujão diz respeito ao arquivo pessoal, ou parte dele, de Alexandre Fradique Morujão. Foi integrado nos fundos da Biblioteca Universitária João Paulo II (BUJPII) após a extinção do Centro de Estudos de Filosofia (CEFi) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, onde se encontrava depositado.

Alexandre Fradique Gomes de Oliveira Morujão nasceu a 25 de novembro de 1922, em São Paio de Vizela, Concelho de Guimarães, e faleceu em Coimbra a 19 de junho de 2009. Doutor em Filosofia pela Universidade de Coimbra, Alexandre Fradique Morujão foi professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, na Universidade Católica Portuguesa (de cuja Sociedade Científica foi sócio fundador e Diretor da Secção de Filosofia) e, ao abrigo de um convénio com a Universidade de Coimbra, professor na Universidade dos Açores.

O seu arquivo pessoal é composto por duas secções de documentação: Correspondência e Atividade Académica. A secção correspondente à Atividade Académica diz respeito a documentação produzida no contexto de professor universitário, tal como sebentas, conferências, traduções e júris de concursos. A secção de correspondência é, por sua vez, mais significativa. Trata-se de correspondência trocada com os seus pares académicos, bem como com institutos e fundações às quais por alguma razão estava ligado. Destacam-se alguns correspondentes como José Bacelar e Oliveira, S.J., Félix Augusto Ribeiro, Júlio Fragata, Diamantino Martins, Lúcio Craveiro da Silva, Arnaldo de Miranda Barbosa, Gustavo de Fraga, Américo da Costa Ramalho, Maria Manuela Saraiva, José Sousa Brito, Guilherme Braga da Cruz, Friedrick Stegm Üller, Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros.

O Arquivo pode ser consultado na Biblioteca Universitária João Paulo II, com agendamento prévio da consulta. Para mais informações contacte biblioteca.lisboa@ucp.pt.