Fundo António Gonçalves Rodrigues
O Fundo António Gonçalves Rodrigues diz respeito a uma pequena secção do arquivo pessoal de António Gonçalves Rodrigues, que foi doado à Biblioteca Universitária João Paulo II da Universidade Católica pelo próprio em 2023.
António Augusto Gonçalves Rodrigues nasceu em Bragança, em 22 de janeiro de 1906. Com raízes em Paçó de Rio Frio, de onde eram oriundos alguns dos seus antepassados, licenciou-se em Filologia Germânica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 1929. Aderindo desde jovem à Causa Monárquica, aceitou cargos políticos: Comissário Nacional da Mocidade Portuguesa (1951-1956), Deputado e Vice-Presidente da Assembleia Nacional (1961-1965). Fundou o Instituto Superior de Línguas e Administração em Lisboa, 1962, onde permaneceu como professor, diretor e administrador até 1998. Faleceu a 28 de julho de 1999.
A documentação que constitui este fundo diz respeito à publicação da obra A Tradução em Portugal. Destacam-se três documentos, nomeadamente original de recolha bibliográfica com vista à publicação do sexto volume da obra A Tradução em Portugal (1931-1950), constando de cópias de fichas manuscritas e processamento de dados, um memorando de reuniões relativas à publicação dos volumes quinto e sexto da obra A Tradução em Portugal e algumas fichas bibliográficas de levantamento realizado para obras traduzidas entre 1939-1950.
O Arquivo pode ser consultado na Biblioteca Universitária João Paulo II, com agendamento prévio da consulta. Para mais informações contacte biblioteca.lisboa@ucp.pt.