O Católica Biomedical Research Centre (CBR) é um instituto sem fins lucrativos fundado em 2022 com a visão de progredir na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças humanas. O nosso objetivo é ser reconhecido internacionalmente como um instituto de investigação biomédica de referência.
Nos próximos 10 anos, estabeleceremos 16 equipas multidisciplinares com um amplo portfólio de investigação que aborda questões fundamentais relacionadas com desafios de saúde e investigação clínica. A nossa missão é capacitar investigadores talentosos que combinam tecnologias inovadoras da biomedicina, biologia e engenharia, promovendo um ambiente colaborativo e criativo que potencia a discussão e se foca nas soluções.
O CBR está inserido num ecossistema que aspira promover a saúde humana, através de investigação e inovação no ensino e na prática médica. Juntamente com a Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, o Hospital da Luz Lisboa e a União das Misericórdias Portuguesas, o CBR participa no primeiro Centro Académico Clínico não governamental em Portugal - Católica Luz.
O CBR está atualmente sediado no campus do Instituto Gulbenkian de Ciência em Oeiras para capitalizar os recursos disponíveis e infraestruturas altamente especializadas. Esta colaboração é oficializada e regulamentada por um Memorando de Entendimento entre a Universidade Católica Portuguesa e a Fundação Gulbenkian.
Os nossos investigadores têm acesso às instalações de última geração, como microscopia ótica e eletrónica avançada, citometria de fluxo, genómica e instalações para animais modelo (murganhos, ratos, peixe-zebra, Drosophila). Ao mesmo tempo, a proximidade do campus da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa em Sintra (10 km) permite a interação próxima com alunos e outros docentes.
O CBR tem uma organização horizontal e é liderado pelo seu Diretor e Conselho de Direção. Estes são apoiados pelo Conselho Científico Consultivo, que desempenha um papel importante na condução da estratégia do instituto e na revisão do seu trabalho. O Conselho Consultivo Societal, por sua vez, fornece diretrizes sobre o relacionamento estratégico com os atores sociais relevantes, de modo a trazer as necessidades da sociedade para a agenda científica, divulgar resultados de pesquisa e construir competências entre os cidadãos.